Liberdade e comunidade: Marx e Smith sobre as sociedades comerciais
De acordo com o professor James Otteson, um dos maiores desafios apresentados contra a liberdade individual e o livre mercado é que eles são isoladores. Em essência, dizem que as pessoas em uma sociedade comercial começam a se enxergar como concorrentes. Essa crítica já existe desde a época de Karl Marx.
Embora haja alguma verdade nisso, o que geralmente é negligenciado por esses críticos é a enorme quantidade de cooperação social que existe em uma sociedade comercial. Por exemplo, um velho casaco de lã esfarrapado pode parecer algo simples, mas para que esse casaco chegasse ao mercado foi necessário que diversos indivíduos cooperassem entre si. Foi necessário pessoas para cuidar das ovelhas, tirar sua lã, transformar a lã em um material utilizável, tingir, cortar, costurar um casaco, e transportar o casaco até o mercado. Cada um desses passos exigiu cooperação social e ferramentas feitas por outras pessoas. Essa compreensão existe desde a época de Adam Smith.
Ao trazermos isso para o século 21, com todos os produtos e serviços disponíveis para nós, você começa a ver a enorme quantidade de cooperaçaõ social presente em nossa sociedade comercial moderna.
Transcrição de Juliano Torres.
Tradução de Felipe Alessandro André.
Revisão de Fabrício Akio.
Sincronização de Russ da Silva.
Original: http://www.youtube.com/watch?v=RtKXAR…
Portal Libertarianismo: “Evoluindo Ideias e Indivíduos.”
www.libertarianismo.org